Agronegócio

Agronegócio Impulsiona Crescimento do PIB no Primeiro Trimestre

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 1,9% no primeiro trimestre, e o setor responsável por grande parte desse avanço foi o agronegócio, que contribuiu com 1,7 ponto percentual, representando quase 90% do total.

No período em análise, a atividade agropecuária apresentou um crescimento significativo de 21,6% em relação ao quarto trimestre do ano anterior. Esse resultado pode ser atribuído ao excelente desempenho de produtos agrícolas com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e à alta produtividade alcançada, conforme apontado por especialistas.

Image by vecstock on Freepik

Agronegócio: Abates em alta e perspectivas otimistas

De acordo com os dados preliminares do IBGE, observamos um aumento expressivo de mais de 13% no número de abates para o ano de 2022/23 em comparação com 2021/22. Esse aumento é particularmente significativo, uma vez que a China embargou as exportações devido a um caso da doença da vaca louca ocorrido em março deste ano. Mesmo com a suspensão das exportações, houve um aquecimento na pecuária no primeiro trimestre, com um aumento no abate de bovinos.

Embora o setor pecuário tenha surpreendido positivamente, o grande impulsionador do crescimento do PIB no setor agropecuário foi a soja. Produção nacional de soja prevista pelo IBGE: 149,1 milhões de toneladas no ciclo 2022/23, aumento de 24,7% em relação ao ano anterior. A colheita da safra de soja no final do ano anterior impulsionou fortemente o PIB neste trimestre. Outras culturas também apresentaram resultados positivos, mas o peso da soja neste início de ano foi especialmente significativo.

Image by aleksandarlittlewolf on Freepik

Perspectivas moderadas para os próximos trimestres após o encerramento da safra de soja

Estima-se que o PIB do setor agropecuário encerre o ano de 2023 com um crescimento de 6,5% em comparação com 2022. Os economistas projetam que a cana-de-açúcar, o milho e o café impulsionarão as estimativas nos próximos trimestres. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um aumento de 11,9% na produção total de milho no ciclo 2022/23, considerando as três safras anuais. Além disso, a oferta de cana-de-açúcar e café deve aumentar em 6,5% e 30,5%, respectivamente, de acordo com o IBGE. Os trimestres seguintes terão crescimentos superiores aos do ano anterior, mas não tão altos quanto o primeiro trimestre.


Expectativas positivas para ganhos anuais, mas próximos trimestres não superarão resultados do primeiro devido ao encerramento da safra de soja.

Inscreva-se para receber as novidades por e-mail




Mais lidos

Arquivo

plugins premium WordPress